Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Roberto Romano, professor de Política e Ética da Unicamp.O professor Roberto Romano, da Unicamp, tem razão. Ao ser perguntado sobre se o fato de o PSDB ter feito oito governadores atrapalharia o mandato e Dilma, foi categórico: não.
O motivo é que esses governadores, mesmo estando em estados importantíssimos, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, não têm como viver sem as verbas da União.
Beto Richa foi o primeiro a capitular. Já no dia da eleição, domingo, convocou coletiva e afirmou que não vai fazer oposição a Dilma.
Geraldo Alckmin veio a seguir. Telefonou para a presidente eleita e diz que quer fazer "boas parcerias" com ela. Já Antonio Anastasia foi a favor até da CPMF.
Roberto Romano lembra que o próprio Serra foi tranquilo em seu relacionamento com Lula enquanto governava São Paulo. E Aécio, diz ele, teve uma relação "quase fraternal" com o governo petista.
Enfraquecido no Congresso e sem poder chutar o balde nos estados, o PSDB tende a ser tímido na oposição. A não ser que Aécio Neves tire um coelho da cartola.
Siga o blog no Twitter.