quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ainda bem que o texto não repete a tolice do título. "Soberania"não existe para nenhum poder isolado. Assim, nem o Legislativo nem o Executivo nem o Judiciário têm "soberania" se forem separados uns dos outros. Soberania é atributo do Estado e este, para exercitar sua soberania interna (ele também precisa fazer valer sua soberania no âmbito internacional) precisa dos três poderes unidos e harmônicos. Autonomia é o que possuem os três poderes, uns em relação aos outros e em relação à sociedade. O colunista ou deve ter mais atenção, oude ve dizer à pessoa que o auxilia com títulos, maior cuidado com a semântica jurídica.

Veja


quarta-feira, 19 de setembro de 2012
6:02 \ Congresso

Com que cara, Marco Maia?


Com que cara Maia cumprimentará Barbosa? Como presidente de um poder ou como petista magoado?
Marco Maia passou o dia ontem, na Câmara, desancando Joaquim Barbosa e seu voto pela condenação dos mensaleiros no STF. Pelo que se vê, Maia faltou à aula sobre respeito e autonomia entre os Poderes.
Um deputado governista mais atento lembrou: como presidente da Câmara, Maia será convidado à posse de Teori Zavascki no STF. Com que cara Maia cumprimentará Barbosa? Como presidente de um poder ou como petista magoado?
Por Lauro Jardim