segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quando vejo o que fazem a esquerda e a direita no Brasil, penso que, infelizmente, tenho razão. A aula proferida na Unicamp, traz os motivos de minha melancólica certeza. RR

Aulas Magistrais Um projeto da Pr�-reitoria de Gradua��o da Unicamp


De acordo com o docente da Unicamp, no Brasil ainda vigoram anomalias como a prerrogativa de foro para políticos, magistrados e promotores de justiça, algo que, na opinião dele, somente tem sentido em regimes de privilégio nos quais o povo é regido por uma lei supostamente universal, modificada para quem integra o poder. Em sua fala, Roberto Romano também defendeu a necessidade de a Comissão da Verdade, mecanismo criado pelo governo federal para apurar os abusos cometidos durante o período de exceção, abrir a via da transparência e da responsabilização dos agentes públicos, deixando patente que ninguém pode golpear a democracia, matar, torturar ou cassar direitos dos oponentes. “Se agir assim, a Comissão da Verdade prestará serviço à cidadania, permitindo diminuir o alto grau de absolutismo que ainda nutre os que, no Estado, sobretudo hoje, imaginam poder usar os recursos públicos como se fossem seus”.

No curso da sua conferência, Roberto Romano destacou que o conceito Razão do Estado, que significa o uso da força ou meio de exceção por parte poder, sob o argumento de se manter a ordem social, nasceu no seio da Igreja, no século 16. Com o decorrer do tempo, o termo adquire polissemia e passa a ser utilizado também pelos governantes, notadamente para disciplinar os governados. Já as Luzes, prosseguiu o professor do IFCH, surgem como uma visão crítica à Razão do Estado. Estas têm como preceito a ideia do espalhamento dos saberes, como forma de tirar as práticas absolutistas da escuridão.

O objetivo do projeto Aulas Magistrais é divulgar aulas ministradas por docentes da Unicamp, voltadas para alunos de graduação. Os temas abordados são de interesse geral da comunidade acadêmica e da sociedade. Em dois anos já foram tratados, entre outros, assuntos relacionados às áreas da matemática, física, educação, química e meio ambiente. O evento é transmitido ao vivo por meio da internet. Posteriormente, o conteúdo é colocado à disposição dos interessados no sítio da PRG, neste endereço.


Fonte: Portal Unicamp
Texto: Manuel Alves Filho
Fotos: Antonio Scarpinetti
Edição das imagens: Everaldo Silva
 

Comentários 

#3 Gerson Lopes Fontele 08/09/2012 10:35
Excelente iniciativa que aproximara a Universidade, como fonte de saber, da sociedade.
Citação
#2 Rodolfo 31/08/2012 20:43
Assunto de grande importância. Excelente aula.
Citação
#1 aloisio gomide 23/08/2012 22:02
Parabens pela brilhante iniciativa e estou certo que virão temas sempre enriquecedores para nossa formação - reformulação enfim enriquecimento.
Citação

Adicionar comentário

Comente esta aula!






Apoio

Unicamp

Realização

UnicampPRG