quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um Nobel contra o dogma dos avaliadores acadêmicos. Jornal da Unicamp

Publicar em revista de alto impacto não garante qualidade, diz prêmio Nobel

ter, 02/04/2013 - 09:31
Louis Joseph Ignarro, farmacologista norte-americano e prêmio Nobel de medicina de 1998 pela descoberta das propriedades do óxido nítrico, faz a palestra “O caminho para Estocolmo” no dia 4 de abril, às 15h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A descoberta levou ao desenvolvimento de medicamentos que atuam na dilatação dos vasos sanguíneos, dentre eles o Viagra, que tem o óxido nítrico como peça-chave. Ignarro dividiu o prêmio Nobel com Ferid Murad – que esteve na FCM em 2012 – e Robert F. Furchgott, falecido em 2011. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da FCM.

Ignarro vem ao Brasil também para participar, de 5 a 7 de abril, do Congresso de Cardiologia que acontece em Florianópolis. Ele já esteve outras vezes no país, mas esta é a primeira vez que o prêmio Nobel vem à Unicamp. “Após esse contato, teremos a oportunidade de enviar alunos para doutorado sanduíche ou pós-doc ao laboratório do professor Ignarro”, disse o professor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gilberto DeNucci, que conheceu Ignarro quando trabalhava com o óxido nítrico em Londres. 

Antes de sua vinda à Unicamp, Ignarro concedeu uma entrevista à FCM. De acordo com o farmacologista norte-americano, um bom cientista deve estar à frente de suas hipóteses e nem sempre quem publica em revistas de alta impacto internacional será laureado com o prêmio Nobel.

FCMDepois de receber o Prêmio Nobel, o que mudou em sua vida acadêmica e pessoal?

Ignarro - O Prêmio Nobel mudou completamente a minha vida acadêmica e pessoal. Academicamente, eu me tornei um consultor para várias Universidades e Ministérios da Saúde em todo o mundo, e eu também gosto de atuar como professor visitante e colaborador em programas de investigação em diversas universidades em todo o mundo. Pessoalmente, eu mudei com minha família para Beverly Hills, Califórnia, e voltei a alguns dos meus passatempos anteriores, como corrida, ciclismo, montagem de maquetes de trens e carros de corrida. 

FCM - A descoberta das propriedades do óxido nítrico abriu novas linhas de pesquisa no mundo. Atualmente, a qual delas você se dedica e por quê?

Ignarro - Meus principais interesses de investigação no momento estão relacionados ao estilo de vida saudável e manutenção da boa saúde cardiovascular. Ambos podem ser melhorados com uma dieta saudável, exercício aeróbico moderado e suplementos nutricionais que aumentam a produção do corpo de óxido nítrico.

FCM - A publicação de artigos em revistas de alto impacto, como Nature e Science são indicativos da qualidade de uma pesquisa?
 
Ignarro - Eu não necessariamente concordo com essa visão. Por exemplo, muitos dos meus estudos que levaram ao Prêmio Nobel foram publicados em revistas comuns na minha área de pesquisa. A maioria dos autores que publicam na Nature ou Science não vão receber Prêmios Nobel. Meu laboratório, por muitos anos, não tem sido capaz de confirmar ou reproduzir experimentos científicos que foram publicados na Nature ou Science. A qualidade e reprodutibilidade de seu trabalho é muito mais importante do que publicar a obra em revistas de alto impacto. Existem dezenas de excelentes revistas de impacto médio em que se pode publicar pesquisas básicas de alta qualidade.

FCM - O que é necessário para se fazer uma boa pesquisa?

Ignarro – Uma boa pesquisa requer um cientista disposto a trabalhar muito para responder importantes questões científicas de uma forma honesta. Um bom cientista sempre está a frente de suas hipóteses e testa-as de uma forma escrupulosa, nunca ignorando aquelas experiências que não lhe dão as respostas desejadas na primeira vez. Perseverança, honestidade e motivação são as principais características de um cientista bem sucedido.

Sobre o óxido nítrico

Durante muito tempo, o óxido nítrico foi considerado somente um poluente do ar, mas a descoberta mostrou que o NO é uma molécula sinalizadora no sistema cardiovascular e tem aplicações no tratamento de doenças cardíacas, impotência e até câncer. Murad, farmacologista da Universidade do Texas, descobriu em 1977 que as drogas vasodilatadoras agiam pela emissão de óxido nítrico, substância que, segundo determinou, atuava relaxando as células da musculatura lisa dos vasos. 

Furchgott, farmacologista da Universidade do Estado de Nova York, constatou em 1980 que os vasos sanguíneos são dilatados ou aumentam de calibre porque suas células da superfície interna - endotélio - produzem uma molécula sinalizadora que faz com que as células musculares relaxem. Furchgott batizou o fator responsável, ainda não identificado, pelo relaxamento dos vasos de EDRF. A partir daí, foi iniciada uma corrida mundial para identificá-lo. 

Mas foi Louis Ignarro, farmacologista da Universidade da Califórnia, quem conseguiu a prova final. Após uma série de análises, algumas feitas em parceria com Furchgott, ele demonstrou que o EDRF identificado era o óxido nítrico, resolvendo definitivamente o problema.

O óxido nítrico é uma substância que transmite sinais no organismo - permitindo que mensagens sejam enviadas de uma parte do corpo para outra - e regula a pressão arterial e a circulação. Encontrado na maioria dos seres vivos e produzido por diversas células, o gás controla a pressão arterial ao dilatar as artérias, afeta o comportamento ao ativar as células nervosas e, quando produzido nos glóbulos brancos, torna-se tóxico em relação a bactérias e parasitas invasores. Hoje, alguns cientistas estão estudando se o óxido nítrico poderia ser usado para deter o crescimento de tumores cancerígenos.

O auditório da FCM fica à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, campus Unicamp, Campinas, SP. O portão de acesso fica à rua Albert Sabin, esquina com Tessália Vieira de Camargo. Entrada franca.