quarta-feira, 4 de julho de 2012

Entrevista dada a estudantes, em tempos idos (para os padrões de velocidade cronológica atual).


PROF. ROBERTO ROMANO
 
 
PROF. ROBERTO ROMANO - OFICINA DO ESTUDANTE
"Os brasileiros amadureceram muito"

O professor Roberto Romano, colunista da revista Caros Amigos e de outros veículos, concedeu a entrevista abaixo à equipe da Oficina do Estudante. O tema central, como o Oficina Debate de setembro, é Ética na Política, tendo em vista os recentes acontecimentos do cenário político nacional.
Acompanhe abaixo os principais pensamentos do professor Romano sobre esse tópico.

1) O senhor acha que os brasileiros terão algum crescimento político de fato após toda essa crise política em nosso país?

Penso que os brasileiros, mais do que a média dos políticos, amadureceram muito nos últimos anos. Isto se deve a vários fatores como o incremento da informação, a ação do Ministério Público, a ação da OAB e dos movimentos sociais, e práticas como a das pastorais sociais eclesiásticas. Em tempo de Internet e de uma rede de comunicação extensa e complexa, a população recebe informes e pensa. Esta é a boa notícia. O povo enfrenta a crise com mais sentido político do que muitos deputados ou senadores que apenas pensam em suas carreiras, desconhecendo o bem público.

2) Quais seriam desfechos e soluções eticamente possíveis para a atual crise política brasileira?

Medidas que aumentassem a quantidade de aplicações de impostos nos municípios, evitando a superconcentração dos mesmos no Executivo Federal, o que gera carência nas cidades e corrupção no Legislativo, visto que o único modo de trazer verbas para os municipios, para os deputados, é vendendo o voto parlamentar ao governo. Medidas desse porte ajudam a vencer a corrupção. Caso contrário, tudo fica intocado, inclusive e sobretudo a roubalheira.

3) As propostas de novas leis político-eleitorais poderiam de fato coibir a corrupção e favorecer a ética na política brasileira?

Se assumidas isoladamente, sem medidas de democratização federativa (como a indicada na resposta anterior), dificilmente.


4) O senhor acredita que nos últimos meses a imprensa brasileira tenha cumprido verdadeira e objetivamente seu papel ou tenha sido apenas uma "fomentadora" da crise?

Sim. A imprensa é composta por seres humanos e por interesses comerciais, políticos, etc. Ela pode errar e não raro errou feio no passado e no presente. Mas sem ela, e sem as informações que traz, e que devem ser investigadas pelos poderes e pela cidadania, teríamos um reino absoluto de ladrões.

5) Qual seria sua definição de Ética na Política?

Prefiro a tese de Platão, nas Leis: "uma comunidade política é forte quando as dores e alegrias dos indivíduos são as dores e alegrias do coletivo, e vice-versa". Ética é buscar a felicidade pessoal e o bem comum ao mesmo tempo, o que não ocorre em nossa terra.


6) Qual deveria ser a postura do eleitor/cidadão para favorecer uma política ética?
Assumir que deve buscar, por todos os meios, a felicidade e o bem próprio, com a mesma intensidade com a qual busca e luta pelo bem coletivo.

www.oficinadoestudante.com.br

Veja este conteúdo também no site: Cursinho Campinas