quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rerum Natura...

quarta-feira, 14 de Abril de 2010

Uma "brincadeira" ao estilo de Sokal

Não é só na ciência e na filosofia que pessoas informadas se deixam levar por encenações (veja-se, respectivamente, o "caso Sokal" e o "caso Botul", sobre os quais já se escreveu neste blogue). Na arte isso também acontece... Nesta área, em particular, um canal de televisão resolveu fazer uma "experiência" no estilo ensaiado por Alan Sokal, que pode ser vista aqui e que se descreve em breves linhas.

Pediu-se a crianças de 2 e 3 anos, que frequentavam uma creche, que pintassem um quadro como quisessem, com pincéis ou com as mãos.. Num instante, os pequenos artistas produziram uma "obra" colorida, que foi levada à sorrelfa para a ARCO, a conhecida feira de arte internacional, que é também a mais importante de Espanha. Uma entrevistadora recolheu a opinião de especialistas e pessoas comuns que se detiveram a apreciar o quadro. Eis algumas das suas apreciações:
- revela angústia, tristeza...
- há uma mensagem que se transmite através das flores, da paisagem...
- tem muitas subtilezas, correntes estéticas ...
- é quadro complexo, tem muita meditação subjacente... é de um pintor com muita experiência...
- reflecte um pouco o desespero... alguém que foi buscar um caminho novo... parece-me que é uma pessoa que procurou muito... possivelmente é de um homem com uma carga erótica muito grande, mas também com uma repressão muito grande...
- 15.000 euros não me parece caro... é arte, e a arte não tem preço...
- gosto, tem muito trabalho... é um preço razoável. ...

Curioso não é? Mais: a entrevistadora assinalou que nenhuma dos visitantes com quem falou, pareceu duvidar da origem do quadro, deixando no ar a pergunta: será porque a ARCO só expõe quadros de artistas reputados?


El buscador en ARCO

mondolfo 19 videos
<div id="flash-install">No Flash? <a href="http://get.adobe.com/flashplayer/">Go get it!</a></div>
631,818
views
631,818
views
mondolfo February 17, 2007Meten un cuadro pintado por niños de 2 años y la gente opina sobre la angustia existencial del autor ¡No os lo p...