quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pode ter sido editado o video. Mas quem acreditaria, dado o corporativismo e o desprezo dos juízes pelos "leigos"?

20/04/2010 - 20h09

Desembargadora de SC tenta "dar carteirada" em blitz.

JEAN-PHILIP STRUCK
da Agência Folha

Uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina bateu boca com policiais para tentar evitar a apreensão de um veículo conduzido pelo filho. O caso ocorreu durante uma blitz na quinta-feira (15), em Florianópolis. Um dos policiais registrou a discussão em vídeo com um celular.

Segundo a PM, logo depois de ser parado numa blitz e sido informado que o carro, um Celta, seria apreendido por estar com multas vencidas, o filho da desembargadora do TJ Rejane Andersen teria ligado para a mãe. Ela chegou 15 minutos depois e, de acordo com a PM, teria interferido para que o carro não fosse apreendido.

No registro do celular de um dos PMs, a desembargadora, depois de gritar com os policiais, cita o cargo que ocupa no TJ.

"O senhor sabe quem eu sou?", questiona a desembargadora para um dos PMs.

"Não", responde um policial.

"Não sabe? Sou desembargadora do Tribunal de Justiça".

"Que bom. A senhora deveria dar um exemplo melhor", diz o policial.

De acordo com a PM, as multas do carro foram pagas na sexta-feira e o carro liberado. Em nota enviada à Folha, a AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses), entidade que representa os juízes e desembargadores de Santa Catarina, defendeu a desembargadora e informou que o vídeo "omite as provocações e ameaças feitas pelos policiais militares".

De acordo com a AMC, "não houve abuso de autoridade por parte da magistrada. O que houve foi a exigência, por parte da desembargadora, de respeito a sua condição de magistrada e cidadã".

A reportagem também tentou falar com a desembargadora, mas não conseguiu.