domingo, 17 de junho de 2012

MARTA BELLINI ! Uma vez publiquei na Folha (quando ainda ela era um jornal, não um Diário da Corte) um artigo sobre os reitores que representam o poder no campus (e não o campus junto ao poder). Dei como título do artigo : "O magnífico Bufão". Errei, bufões nem sempre são perigosos e policialescos. Eles também divertem as pessoas. Já os servidores do poder nos campi, os rectores, sobretudo e especialmente em muitas universidades federais, são "Comissários". Nada mais. Não por acaso, bajulam os donos dos palácios, sejam eles batizados com nomes estranhos, como FHC, ou folclóricos, como Lula. Como todos os comissários, esmagam os que não têm força e poder, e lambem as botas dos fortes e cheios de verbas. Mas o mundo acadêmico, não raro, é mesmo assim. Ou seja, como diz o bom Alexandre Kojève, a universidade é o "reino dos ladrões roubados". E não é metáfora, não! Os processos abertos pela PF contra reitores que ignoram limites entre os seus bolsos e os cofres públicos aumentam em número e complexidade. Jesus, manso e humilde de coração....Agora, a mídia "não burguesa"(por exemplo os blogues dos que recebem verbas da Petrobrás, da Caixa, etc) TAMBÉM NADA DIZEM, E POUR CAUSE...CARA ESTUDANTE!

Polícia nos campus nos anos do PT


Recebi um dia após e repasso.

O QUE OS REITORES DA DILMA FAZEM....

Relato de aluna da UNIFESP sobre a ação policial VIOLENTA que culminou na prisão de 26 ESTUDANTES que serão encaminhados para PENITENCIARIAS em breve:


Hoje levaram mais 26 estudantes da UNIFESP pra delegacia federal, na Lapa. Em menos de uma semana essa é a segunda vez que a PM entra no campus de humanas ao mando de um prof. e da reitoria pra reprimir a nossa greve que já dura mais de 80 dias.

Fui uma dos 46 estudantes detidas na semana passada por causa da ocupação da diretoria acadêmica do campus, tentaram nos calar com um termo circunstanciado, nos deram um chá de cadeira de 12 horas, passamos fome, dormimos no chão e recebemos ameaças de ficarmos presos até a audiência, mas não conseguiram.. e dessa vez agiram com MUITO mais violência..
Hoje foi feito uma assembleia intercampi e depois disso teve um ato no terminal Pimentas, perto da faculdade. Quando os alunos voltaram ao campus perceberam que o Diretor Acadêmico, Marcos Cezar, estava em sua sala e queriam explicações sobre o truculenta atitude de colocar a tropa de choque pra prender a gente semana passada, como ele não saiu, começaram a gritar palavras de ordem como: FORA MARCOS CEZAR.
Um prof., que não apoia o Movimento Estudantil chamou a polícia militar, alegando que íamos reocupar a diretoria, essa já chegou agressiva e ameaçou uma aluna que estava gritando: FORA PM DO CAMPUS, com as seguintes palavras: "Se vc gritar mais uma vez a gente vai descer a borracha". Dito e feito. A laisy gritou e 3 policias a pegaram, deram borrachadas e a colocaram dentro do camburão. Nisso começou a confusão e foi chamado mais reforços policiais, esses chegaram com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Tentaram dividir os alunos em dois grupos e sitiaram o campus, os alunos que tentaram se esconder nos fundos da faculdade foram pegos, algemados, colocados dentro de um onibus municipal e levados pra delegacia federal.
Algumas pessoas foram atingidas pelas balas.
Os que foram presos ficaram cerca de 40 minutos presos sozinhos no campus com a Polícia militar, pois tiraram algumas pessoas do campus e trancaram o portão da faculdade, quase que um cativeiro dentro de um espaço público



Estou no 1° ano da faculdade.. já fui detida junto com meus colegas do M.E da UNIFESP ,semana passada, por reivindicar que essa MERDA de REUNI seja algo melhor.

Agora meus colegas e companheiros foram agredidos, humilhados e estão na delegacia de novo. A mídia está nos abafando e ninguém nos apoia, não sei mais pra quem gritar. Como esperado, a midia burguesa não relata os verdadeiros fatos e criminaliza os estudantes.



É preciso nos manter unidos, apoiando os estudantes agredidos e denunciando a repressão. Peço para que, de forma individual ou coletiva (movimentos, entidades, instituições de direitos humanos) se solidarizem, ajudem a divulgar os fatos, precisamos de todo apoio possível, inclusive de advogados. 

__._,_.___
0 comentários