domingo, 9 de setembro de 2012

Encontrei na internet....

Navegação de Posts

Frases




Roberto Romano, professor de Filosofia da Unicamp, tentou explicar na revista Veja desta semana, aquele nojo da foto do ex-presidente Lula com o senhor Paulo Salim Maluf – que ele atacou a vida inteira – utilizando Nietzsche: “Eles querem o poder e, antes, muito dinheiro, a alavanca do poder. Todos eles almejam ganhar o trono. Com freqüência, é a lama que está sobre o trono, e não raro o trono está plantado na lama”. Supla, o músico, filho do senador Eduardo Suplicy, preferiu falar sobre o pai, um político honesto. Supla disse: “Ele segue muito o partido. Eu já teria mandado todo mundo para aquele lugar. Eu conheço esses caras desde pequeno. O único por quem eu boto a mão no fogo é o meu pai, que tem três ternos e dirige um Ford Ka”. As frases são muitas. Sobre esse nojo, mais um patrocinado pelo messias, as frases multiplicam-se. Os senhores intelectuais do PT calaram-se. Espero que tenha sido de vergonha. 

Chega uma hora que é preciso ter vergonha na cara. Mas falar em frases, todos os escritores, por exemplo, têm frases separadas em sua obra que fazem um conceito sobre as coisas. Meu amigo escritor e jornalista investigativo, professor da USP, Cláudio Tognolli, coleciona frases dos escritores que lê, seja romance, ensaio, poemas. Sempre separa frases que têm vida própria fora do livro. Nélson Rodrigues, por exemplo, suas frase são fulminantes, utilizadas para várias situações: “Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe”, “O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte”, “Só o inimigo não trai nunca”, “Só o rosto é indescente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu”. Uma frase que considero antológica é do meu amigo poeta Rubens Jardim, que me disse duas vezes. O poeta Péricles Prade tem uma editora em Santa Catarina. Ele pediu que o Rubens Jardim escrevesse a história da “Catequese poética”, do poeta Lindolf Bell, já falecido, da qual Rubens Jardim participou como um dos poetas mais importantes. Rubens Jardim recusou a idéia dizendo o seguinte: “Eu sou poeta, não sei escrever”. Essa é uma frase para se pensar muito. É definitiva, absolutamente definitiva. 

No que me diz respeito, uma amiga separou dezenas frases que têm vida independente tiradas de alguns livros meus. É uma coisa incrível. As frases são colocadas dentro de um romance, de um poema e assumem vida sozinhas. Lembrei-me agora de uma beleza para mim especial, de T.S. Eliot, faz parte de um poema. Em tradução literal, é mais ou menos assim: “Abril é o mais cruel de todos os meses, mas ainda estamos em março”. Outro exemplo, Jorge Amado: “Não se pode dormir com todas as mulheres do mundo, mas deve-se fazer esforço”. De Érico Veríssimo: “A vida começa todos os dias”, “Ninguém é o que parece, nem Deus”. Os meus 19 leitores percebem que eu comecei a falar da cena cínica da semana passada e, de repente, fui entrando em assuntos literários. Mas, na verdade, iniciei este texto para falar do nojo, do que certas pessoas são capazes de fazer. Também tenho uma frase para esse tipo de situação, que é a seguinte: “Tem gente que, pelo poder, é capaz de matar a mãe na véspera do Natal”. Infelizmente é assim mesmo. 

Olho-me no espelho para ver os ferimentos e as decepções, o espanto, a vontade de fugir. E de repente digo-me uma frase que guardarei com cuidado: “Ou eu dou um jeito na vida ou a vida ainda dará um jeito em mim”.

Adicionar novo comentário

Mostrando 15 comentários

  • Marlon
    Como você escreveu, poeta, descontando, claro, as frases dos grandes escritores, ficando naquele fato vergonhoso da semana passada: NOJO!!!!!.

  • Laurentino Santos
    Poeta Álvaro Alves de Faria, você deveria fazer uma pequena pesquisa e colocar no seu blog as frases "importantes" do senhor ex-presidente Lula, frases inacreditáveis que fazem corar de vergonha aqueles que ainda pensam que este país é sério.

  • Julio
    Caro poeta, escrevi aqui num post anteriores, sobre meu repúdio a esse partido PT.
    Sinceramente, fui um dos mais lutadores a favor desse partido.
    Partido qual,poderia erradicar,erradicar totalmente é impossível,com a corrupção deste país!!
    Mas,pelo visto aumentaram muito.
    O pior de tudo isso, é a traição.
    Traição no qual que, seu companheiro de trabalho Fernando Sampaio e vc foram traídos.
    Dos piores dos piores!! não sabemos para quem votar.
    Partidos não existem mais.
    Tem pessoas boas? tem!! aquela frase: "uma andorinha só não faz verão".
    Uma oportunidade!! só o brasileiro parar de pensar em futebol!!novela,BBB!! jovens alienados!! veja, não estou generalizando!! boicotamos nossos votos!!
    Gente: Alguma coisa precisamos fazer!!!
    Muito tapa na cara!!
    Ando muito desanimado em assistir propaganda política!! acreditar em quem?
    Parece que cada um, só quer ver seu lado.
    A população é de menos!!!
    Desculpe poeta, paro por aqui, senão o blog ficará sem espaço.abs

  • POETA
    Camada amigo Júlio: eu cheguei a tomar "rabo de galo" com o messias, num bar qualquer de São Bernardo do Campo. Mais de 20 anos de pregação em favor da ética e contra os corruptos. No poder, o partido, esse partido, aperfeiçou os métodos e passou a fazer tudo que sempre combateu. Você falou bem, camarada, o que dói é a traição. Ele não traiu a mim e a milhares de pessoas. Não. Traiu a ele mesmo, sua própria vida. Um esperto. Aquele esperto que, fotografado por fotógrafo próprio na porta de um helicóptero sobrevoou o Haiti destruído, como se ele fosse salvar o país daquela miséria. A foto, claro, foi distribuída ao mundo. O grande "líder". O grande "líder" que achou que com 20 minutos de conversa acabaria com o conflito milinar entre israelitas e paestinos. Quando este país vai acordar desta mentira?

  • Julio
    Verdade!! Poeta!!
    Maior mentira de todos é, esse tal de PAC!!abs

  • Lucas Light
    Álvaro,acabou-se a moral,a dignidade,a ética.
    No país do vale tudo,tudo vale,mesmo que seja
    para apagar uma biografia.Pouca vergonha!
    Um grande pensador brasileiro cunhou algumas
    frases antológicas.Eis algumas:
    "Eu mantenho todas as declarações erradas que fiz".
    "Nós estamos preparados para qualquer imprevisto
    que possa ocorrer ou não".
    "Eu gostaria de ter estudado latim,assim eu poderia
    me comunicar melhor com o povo da América Latina".
    Pois é,diante disso,nada mais surpreende.

  • POETA
    Caro Lucas Light: falar hoje em moral, dignidade e ética neste país é pura ingenuidade, infelizmente para todos nós. A gente mede o país por aqueles que estão no poder e pelas atitudes grotescas do traidor de si mesmo. Mas isso para ele não significa nada.

  • Missaci
    "Chega uma hora que é preciso ter vergonha na cara" >> foi a frase que mais mexeu comigo Poeta.
    Chega uma hora que precisam ter vergonha na cara. Mas quem trai(?) a própria história . . .

  • POETA
    Caro Missaci: eu tenho medo de Stálin.

  • Berenice
    Li o artigo do professor Roberto Romano: excepcional.
    E o seu, poeta, dá bem a idéia do uso das frases.
    Uma para cada situação.
    Adorei tudo.

  • Damara-Maceió
    Tudo absolutamente certo, poeta.

  • Mister X.
    No que diz respeito àquela cena deprimente do senhor ex-presidente só lamentar.
    Tirando essa lástina, achei um texto excelente, divertido mesmo.
    As frases foram feitas para isso, quer dizer, para quem sabe ler, como muitos "donos" do Brasil.

  • Marcos (Francês)
    As frases explicam tudo mesmo, especialmente a situação brasileira que se encaixa nas piores frases do mundo, nas mais mesquinhas, nas mais grotescas.

  • Xiita
    Gente cada vez mais nojenta e vão tomar conta do país.

  • Paulo Marcondes
    Mais do que perfeito, especialmente no que se refere ao ex-presidente que perdeu o senso do ridículo.