segunda-feira, 24 de junho de 2013

Marta Bellini: concordo totalmente. Recordo o dito de Christopher Hill: "liberdade para quem, e para fazer o que?". Universais abstratos (liberdade, corrupção, etc) interessam apenas ao campo ideológico. Indivíduos concretos, em situações concretas, vão à individualização dos fatos. É de tal coisa que nossos ideólogos e políticos fogem....

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Contra a corrupção. Mas, que corrupção?

Na hora das manifestações é que vejo a importância da educação política; da boa educação nas universidades e em todos os cursos. Nós, professores, temos que ser criteriosos quando falamos e quando ensinamos. Todos e todas são contra a corrupção. Até a TV Globo saúda a luta contra a corrupção. Mas, que corrupção? É preciso pontuar as corrupções de empresários de todos os setores. Por exemplo: por que   as passagens de ônibus, apesar das isenções em impostos, em óleo diesel etc, subiram? Há muita sonegação de impostos nesse setor e se estes empresários fossem mostrar as reais planilhas, o que veríamos? Sonegação de impostos. E os empresários do setor de construção civil? E os outros? E quem são os políticos ligados a eles? 
Na Má-ringa há apenas uma empresa de ônibus urbano. Por que? A câmara de vereadores teria que responder por isso. Por que um contrato quase vitalício com a TCC?
Enfim, temos que conhecer as ligações de cada político, de cada deputado, senador...vereador, prefeito. De todos os partidos. E acabar com la grande bouffe!