terça-feira, 25 de junho de 2013

Recebi de um amigo a quem muito respeito, o material abaixo. Triste Brasil.


Delfim Netto na Comissão da Verdade em SP

"Nunca apoiei a repressão. O AI-5 tinha um objetivo. Você estava em um momento muito difícil e tinha todo um projeto de reeditar a Constituição e fazer a eleição em 1969", disse Delfim Netto. (25/06/2013)

Afirmação foi feita por ex-ministro na Comissão da Verdade de SP. Delfim assinou documento que extinguiu direitos civis na ditadura.


Ex-ministro do regime militar, que não conseguiu se reeleger deputado federal pelo PMDB, é aplaudido durante plenária de mobilização do PT em São Paulo (10/10/2006)

Aplaudido ao discursar, Delfim afirmou que este é o momento "de resistir à volta da política que destruiu este País e impediu o seu desenvolvimento". Lula fez a defesa de Delfim, ministro da Fazenda no regime militar (...). "O Delfim é um dos homens mais fortes deste País. Não se elegeu deputado federal porque acharam que ele foi um traidor. Ele não foi eleito por vingança de um conjunto, de uma elite de São Paulo, porque ele defendia a nossa política".


Fatos em imagens. Para pensar.

Imagem inline 1

Documentário: Cidadão Boilesen


Boilesen, foi um dos primeiros grandes empresários a financiar o aparato político-militar brasileiro, que torturou e matou em São Paulo, por meio da Operação Bandeirante (OBAN), que viria a ser o embrião do modus operandi dos DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações-Coordenação de Defesa Interna).
Presidente do grupo Ultra, Boilesen foi executado a tiros por militantes guerrilheiros urbanos de duas organizações de esquerda, em 1971, em São Paulo. Seus executores o escolheram como exemplo para um "justiçamento", acusando-o de ajudar no financiamento da repressão e de assistir a sessões de tortura de presos políticos. Boilesen gozava da intimidade dos agentes de segurança da OBAN, havendo até um instrumento de tortura conhecida como Pianola Boilesen, em homenagem ao empresário que trouxe do exterior uma máquina de eletro-choque acionada por teclado.

O documentário Cidadão Boilesen de Chaim Litewski, montado por Pedro Asbeg, conta a história do empresário.