sexta-feira, 14 de junho de 2013

Marta Bellini

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A favor dos estudantes que lutam pelo passe livre

 As manifestações pelo passe livre e contra o aumento das tarifas dos ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro mostram que o período de “paz” do PT no poder acabou. Descobrem o PT e evidenciam PSDB, governo e oposição, na mesma estratégia: jogar a polícia com as mesmas condutas da polícia da ditadura sobre manifestantes e movimentos sociais.
Ontem a noite quando os manifestantes em São Paulo chegavam na Avenida da Consolação em São Paulo a milícia de Alkmin chegou às raias da loucura e da vingança. Balas, bombas, cavalos e prisões, inclusive, de não manifestantes.

O Ministro da Justiça do Brasil, Sr Cardozo, – em um tom de autoritarismo -  condenou os manifestantes e afoito, ofereceu ajuda federal ao governador Alkmin. Avaliou mal as manifestações no Brasil. Achou que era um “bando” de vândalos que queria desestabilizar seu governo. A mesma opinião é a do governador de São Paulo, do PSDB. E é a mesma opinião do prefeito de São Paulo, do PT.

E não é um bando de estudantes; são estudantes que lutam pelo passe livre. Lutam também contra o aumento das tarifas das empresas de ônibus que – a impressa não deixa claro – receberam incentivos do governo federal em milhões de reais e mesmo assim querem aumentar os preços das passagens. Essa doação do governo do PT aos empresários não impede a sua gula em São Paulo e em todas as cidades do país. Os ônibus são ruins, os horários são péssimos e não é uma luta apenas por causa de 20 centavos, até porque não usamos um ônibus por dia, utilizamos às vezes 4 ônibus. O transporte é o terceiro componente mais caro da vida das famílias em São Paulo e Rio de Janeiro. Tarifas menores do mundo estão em Mumbai, Nova Deli, Pequim (cerca de 19 centavos, apesar de o transporte estar caindo aos pedaços). A luta, essa luta, também está ligada ao sentimento de 10 anos de PT no governo e de 20 anos de PSDB em São Paulo.

Dez anos de PT mostra que este governo está coligado mais aos empresários do que aos trabalhadores. Idem para o PSDB, o partido mais privatista do Brasil. Todos estão de saco cheio com a corrupção, com Felicianos, com a Copa (que fez o governo jogar milhões de reais fora), com os salários, com os preços de transporte (e ônibus ruins).

A imprensa ontem, cerca de 19h, começou os noticiários condenando os “baderneiros”, vândalos e depois teve que reconhecer que a polícia, de fato, atuou como sempre atua no Brasil: com sede de vingança, com ressentimento, com ódio de movimentos sociais. Aliás, a polícia é treinada para bater, jogar spray nos olhos de manifestantes, mandar bala, jogar bombas.

Ontem, o que vimos: a prisão de um jornalista porque estava com vinagre para evitar a fumaça das bombas. Uma jornalista com o olho bem machucado porque foi baleada no rosto. Outro jornalista corre o risco de perder o olho. Vimos pessoas que estavam saindo do trabalho e foram abordadas pelos policiais.  Um casal que estava tomando cerveja após a manifestação e foi violentamente abordado. Vimos, também, um policial quebrando o vidro de seu próprio carro! Vimos cerca de 237 manifestantes presos, arrastados.   A VIOLÊNCIA É DOS POLICIAIS. A TRUCULÊNCIA é dos policiais do governador.

O mico do dia foi a gagueira do governador do Rio de Janeiro. Estava perplexo e não conseguia falar. Os jornalistas da Globo News do noticiário das 20h estavam, no inicio do programa a favor do “controle” policial dos manifestantes. Depois mudaram de opinião. Um deles, Camarotti disse que não compreendia uma manifestação violenta porque o povo brasileiro tem uma tradição pacífica. Ora, talvez pudéssemos dizer tradição passiva. Por quê? Darcy Ribeiro diz em seu O POVO BRASILEIRO que se somos passivos ou supostamente passivos, é porque qualquer manifestação é imediatamente punida com extrema violência desde que os portugueses botaram o pé e as botas aqui. Não há, nunca houve tradição pacífica do povo, houve e há repressão violenta contra qualquer manifestação.   

a Folha de São Paulo e o Estadão, como ex-colaboradores do ditadura militar ... mantêm sua suas manchetes...