sexta-feira, 21 de junho de 2013

CORREIO BRAZILIENSE, PARA ENTENDEROS E MAILS QUE PUBLIQUEI NO POST ANTERIOR

PM cerca Faculdade de Direito, Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ A Reitoria da UFRJ informou, em nota, que está acompanhando a situação das cerca de 700 pessoas que neste momento estão abrigadas nos prédios da universidade
Agência Brasil
Publicação: 21/06/2013 00:47 Atualização:

Rio de Janeiro - A Polícia Militar está cercando a Faculdade Nacional de Direito e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no centro do Rio, onde centenas de estudantes procuraram abrigo depois da manifestação na Avenida Presidente Vargas.

A Reitoria da UFRJ informou, em nota, que está acompanhando a situação das cerca de 700 pessoas que neste momento estão abrigadas nos prédios da universidade. Segundo a nota, a maior parte, 400 estudantes, está no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, no Largo de São Francisco. De acordo com o reitor da instituição, Carlos Levi, além de estudantes da UFRJ, alunos de outras instituições, como as universidades Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), estão nas unidades.

"Nós, da UFRJ, estamos confiantes na preservação da integridade e autonomia dos espaços universitários, bem como na integridade física de todos os que ali se encontram. A UFRJ vai continuar acompanhando a participação de seus estudantes nas manifestações legítimas, preocupada sempre com sua segurança, que deve ser garantida em nosso país, em sua democracia duramente conquistada", diz a nota.

Mesmo depois de terminada a passeata, manifestantes continuam espalhados pela cidade. A Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na zona sul, foi fechada nos dois sentidos, devido a um grupo de manifestantes que tentou protestar em frente à sede do governo do Estado. O prédio, que abriga diversas secretarias estaduais, além do gabinete do governador Sérgio Cabral, está com policiamento reforçado desde a manhã de hoje para evitar ações de depredações.

Leia mais notícias em Brasil


Os manifestantes, depois de dispersados pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar na Avenida Presidente Vargas, local da manifestação, rumaram para a região da Lapa, tradicional ponto de boêmia do Rio de Janeiro, onde houve novo enfrentamento com os policiais do Choque.

Os bares e restaurantes da região da Lapa, que estavam lotados, foram obrigados a fechar as portas rapidamente, devido ao estrondo de bombas de gás lacrimogêneo e ao corre-corre na Avenida Gomes Freire, onde fica a Chefia de Polícia Civil e a 5ª Delegacia Policial, local para onde são levados os presos em todas as manifestações na área central da cidade. Ainda não há informações sobre o número de presos.