quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Portal Unicamp. Que sirva de exemplo!

Bom humor, cordialidade e respeito marcam recepção aos calouros na Unicamp

Edição das imagens: 
Everaldo Luis Silva
Com bom humor, professor Cesar Pagan dá boas-vindas: conteúdo na lousa é do quinto semestre![27/2/2012] Confirmação de matrícula, sala cheia, um tanto de ansiedade. Para ajudar, um professor que “ninguém sabe quem é” enche a lousa de fórmulas impossíveis. Os calouros mais afoitos tratam de improvisar cadernos em folhetos de propaganda e... anotam. Nada disso. O susto é apenas parte da brincadeira de recepção aos calouros na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). A matéria no quadro é conteúdo apenas do quinto semestre. “Não me desmascare” diz bem-humorado o professor Cesar José Bonjuani Pagan.

Faz parte do “clima” da primeira semana dos calouros na Unicamp bom humor, cordialidade e respeito. Na programação do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), todos os novos estudantes recebem um kit de boas-vindas, com um guia, mapa do campus, vale-foto, vale-refeição e uma camiseta. Em diferentes espaços dos campi são realizadas apresentações culturais com teatro, música, dança, artes visuais e literatura.

Ao longo da semana é realizado o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, organizado por uma comissão de alunos veteranos de vários cursos da Unicamp, com apoio do SAE. Nesta segunda-feira (27) foram distribuídas três mil canecas que podem substituir copos descartáveis nos restaurantes universitários. A partir de terça-feira (28) os calouros são divididos em grupos e visitam cooperativas de recicláveis, instituições assistenciais e o Ceasa Campinas com o objetivo de conhecer iniciativas relacionadas à proposta de sustentabilidade.

Canecas pela sustentabilidadeO Trote da Cidadania ainda realiza palestras para os novos estudantes com temas ligados ao combate do desperdício e, pela primeira vez, a abordagem de assuntos de saúde. Os calouros recebem informações sobre doação de sangue e medula óssea e também sobre alimentação e hábitos saudáveis. “Nós sabemos que muitos estudantes acabam ‘apelando’ ao macarrão instantâneo na falta da comidinha da mãe e é preciso abrir os olhos para essa mudança”, justifica o coordenador do Trote, Gabriel Perides Akaishi.

De acordo com ele, quando o calouro chega à Unicamp precisa se ambientar, conhecer essa nova “sociedade” da qual começa a fazer parte. Os estudantes não são obrigados, mas convidados a participar das atividades do Trote. “A gente consegue atingir até 1.200 alunos ingressantes, o que representa cerca de um terço do total de calouros”, calcula.

Igor Alves: esforço recompensadoPara quem está chegando, a primeira semana do semestre letivo não é exatamente um começo, mas o fim, o resultado de muito trabalho. “Sem esforço ninguém chega aqui”, reflete o calouro Igor Alves, do curso de Engenharia de Computação. Ele entrou na segunda chamada do vestibular, e depois de muito estudo. “Espero ter na Unicamp a formação sólida que eu vou precisar para o mercado de trabalho”. Cristina Bazzano, também do curso de Engenharia da Computação, estava aliviada de ver como é o trote na Unicamp. “Me senti mais segura porque assim é controlado, você sabe que não vai ter violência”. Muito longe de casa já que a família é de Jataí, no estado de Goiás, Cristina espera algo muito simples durante os anos da graduação, além é claro, de aprender as matérias da faculdade: “quero gostar das pessoas”.

ProgramaçãoEmbora as atividades tenham começado nesta segunda-feira (27) pela manhã, a abertura oficial do Trote da Cidadania foi programada para as 17 horas no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes. Novo Blog do calouro: informações para quem está chegando na UniversidadeA programação completa do Trote 2012 está disponível no site, que também conta a história de como a iniciativa começou e os prêmios conquistados pelo caráter social do evento.
No site do SAE há varias informações e dicas para os calouros. O novo “Blog do calouro” traz informes, a programação cultural e de palestras, e ainda uma carta de boas-vindas. O disk-trote para denúncias de abuso é o 3521-7393.