domingo, 12 de agosto de 2012

Hipocrisia Acadêmica.

domingo, 12 de agosto de 2012

NA UNIVERSIDADE? Arrogância: a fórmula da liderança fracassada

Nas universidades a arrogância se une às vaidades pessoais, à sede pelo poder, à prepotência e à hipocrisia de manipuladores engajados!



-------
Do portal: "O que eu tenho?"

Arrogância: a fórmula para uma liderança de fracasso

31/07/2012
Pesquisadores desenvolvem “a medida da arrogância”, uma escala que visa medir o nível de arrogância de líderes ou candidatos à cargos de chefia. Segundo o estudo, pessoas arrogantes comprometem o clima organizacional de uma empresa, aumentando o número de demissões.
 
Segundo os pesquisadores das Universidades Estadual de Michigan e de Akron, nos EUA, responsáveis pela elaboração da Workplace Arrogance Scale (ou Escala de Arrogância no Ambiente de Trabalho, na tradução livre), a arrogância é caracterizada por um padrão de comportamento baseado na humilhação de alguém – geralmente alguém que hierarquicamente está em uma posição de subordinação, um colaborador – na tentativa de provar sua competência e superioridade.
 
Este comportamento esta relacionado com pontuações menores de inteligência e baixa autoestima quando comparados a pessoas não arrogantes. A escala se baseia em um questionário. Responder “sim” a uma das perguntas, explica Stanley Silverman, líder do estudo, leva à outras questões que se também forem respondidas positivamente são um sinal de alerta para a arrogância. 
 
Por exemplo:
 
  • Seu chefe se comporta de formas diferentes entre os subordinados e a supervisão?
  • Seu chefe coloca sua agenda pessoal acima dos compromissos da organização?
  • Ele menospreza ideias dos subordinados durante as reuniões e faz elas parecerem ruins?
  • Seu chefe rejeita críticas construtivas?
  •  
  • Ele exagera com relação à superioridade que tem, fazendo com que os outros se sintam inferiores?
  •  
  • Efeito moral
  •  
Silverman explica que, se nada for feito, os líderes arrogantes podem se tornar uma força destrutiva dentro de uma organização. “Com poder sobre as atribuições de seus colaboradores, oportunidades de promoção e avaliações de desempenho, os chefes arrogantes colocam seus subordinados em uma posição indefesa. Eles não orientam seus colegas nem motivam uma equipe para beneficiar a organização como um todo, contribuindo para um ambiente de trabalho socialmente negativo”, diz.
A pesquisa mostra que a arrogância não é bem um traço de personalidade, mas uma série de comportamentos que podem ser abordados por meio de treinamento, quando a pessoa estiver disposta a mudar. Ele recomenda que as organizações incorporem a avaliação para a arrogância na revisão do empregado e no processo de gestão de desempenho.
“Cultivar a humildade entre os líderes e promover um clima de aprendizagem vão além da redução da arrogância. Estas ações promovem a liderança produtiva e a interação social dos colaboradores”, conclui. O estudo foi publicado no periódico The Industrial-Organizational Psychologist.
-
por Marina Teles

FONTEhttp://www.oqueeutenho.com.br/26588/arrogancia-a-formula-para-uma-lideranca-de-fracasso.html#ixzz23MX8k97A