sábado, 1 de março de 2014

Estado. Ucrânia


Início do conteúdo

Parlamento russo aprova pedido de Putin para uso da força na Ucrânia

Governo interino da Ucrânia convoca reunião de emergência para discutir aumento da tensão

01 de março de 2014 | 13h 33

O Estado de S. Paulo - Agência Estado
 
A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou neste sábado o envio de tropas para a Ucrânia. O pedido foi feito pela manhã pelo presidente Vladimir Putin e não se limita apenas à região da Crimeia, estratégica para a Moscou, o que aumentou o temor de que o país possa agir em outras regiões de etnia russa do país. Para analistas, no entanto, a realidade econômica do país afasta o temor de separatismo na maior parte da Ucrânia.

Manifestantes exigiam um referendo para decidir se o país deveria ou não acatar pedido russo - EFE/EPA/PHOTOMIG
EFE/EPA/PHOTOMIG
 
Manifestantes exigiam um referendo para decidir se o país deveria ou não acatar pedido russo
 
"Estou enviando um pedido para o uso do Exército russo no território ucraniano para normalizar a situação social e política do país", disse Putin por meio de comunicado. O pedido de Putin foi feito após grandes manifestações a favor da Rússia terem eclodido no sul e no leste da Ucrânia, após a derrubada do presidente Viktor Yanukovich.

Em Kiev, o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, convocou uma reunião de emergência com assessores militares. O principal aeroporto da Crimeia foi fechado.
Vitali Klitschko, um importante político ucraniano e provável candidato presidencial, pediu neste sábado uma "mobilização geral", após a decisão do Parlamento russo de aprovar o envio de tropas à região ucraniana da Crimeia.

"Klitschko pede uma declaração de mobilização geral", afirmou o partido Udar (golpe) do campeão de boxe aposentado, deixando claro que era a favor de uma mobilização militar.