sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Marta Bellini e Cora Coralina : "nasci em tempos rudes". ...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na Universidade Estadual de Maringá...assuntando pelo rádio

Da UEM, enviada pela Liliana
Grata, Liliana!
Imagem: Cora Coralina
Este programa veio para dar vez e voz para você. Para falar da sua vida e cultura, das suas vitórias e dificuldades. Por isso, o programa também se propõe a ser voz. E é assuntando, trocando idéias, que a gente descobre a saída para muitos problemas. Que a gente encontra caminhos novos para os destinos que sonhou.
Nosso sonho é que, através do Assuntando pelo Rádio, a gente possa mostrar o valor que existe na agricultura familiar e que há jeitos novos de produzir e de viver no campo; de manter nossos costumes e nossa cultura. De ter o suficiente para uma vida digna e para manter nossa família unida. Afinal, que tristeza quando os filhos vão embora! Que saudade da vida simples da roça!
Hoje em dia, com a agroecologia, dá pro agricultor familiar se livrar do modo de fazer agricultura que provocou tanta mudança, que foi ruim para tantos e beneficiou a tão poucos. Que levou muita gente do campo prá cidade e não trouxe alegria – antes - infelicidade.
Trabalhando juntos, o técnico e o agricultor, a universidade e a comunidade, e com respeito à sabedoria que todos têm, a gente pode construir um jeito novo de se viver no campo. Um jeito em que os jovens sintam orgulho e gosto. Um jeito em que possam acreditar e ver futuro.
O Assuntando pelo Rádio pretende ajudar nisso. Aliás, quem vai fazer o programa não seremos nós, ou o pessoal da rádio UEM FM, ou os parceiros do programa. Quem fará o programa é você agricultor, professor, estudante, você da comunidade... Nós estamos apenas criando um espaço para que todos possam falar, discutir questões do seu interesse, aprender e ensinar. Todos juntos, vamos mostrar prá todos o que é a agricultura familiar, qual é o seu valor e sua força. Vamos mostrar a importância da cultura e dos costumes do campo, e assim estaremos criando o agricultor de amanhã.
O programa vai trazer informação, diversão e educação. Queremos mostrar como a agroecologia pode ajudar o agricultor a permanecer na terra e, com ela, a manter todos os valores que a família trouxe junto de si. Só depende de nós. Criamos hoje as condições para que o lambari volte ao riachinho, que o frango tenha o mesmo gosto de antes, que o quiabo venha fresquinho prá panela... Há..., também que as histórias voltem a ser contadas aos netos... E que os nossos filhos sejam herdeiros de um amanhã melhor.
Para encerrar, agradeço aos parceiros que estão com a gente nessa empreitada: a EMATER, o IAP, a Associação Alternativa Pé na Terra, a Aproapi... E outros parceiros também importantes como a SEAB, as associações de municípios e a EMBRAPA. Em especial, lembrar que este programa é prá você agricultor e agricultora e toda a sua família. E agradeço, ainda, à equipe, técnicos, profissionais e estudantes, que trabalharam muito nos últimos meses para que o programa vá ao ar esta semana. A colaboração do coordenador prof. de Agronomia/UEM, José Ozinaldo Senna, e da jornalista (orientadora do projeto) Liliana Mello foram fundamentais para essa "empreitada" no rádio. Ouçam Assuntando pelo Rádio (106,9 UEM_FM), todas terças-feiras, às 6 horas e, reprise aos domingos, às 11 horas.
Finalmente, esperamos que todos gostem e ouçam, sempre o assuntando pelo rádio: um programa feito com todo o carinho, com você e para você.
Muito obrigado!

Texto apresentado na II Mostra de Moda Caipira – UEM – 19/09/2010, para o lançamento do Programa Assuntando pelo Rádio.
Autor: Prof. Mateus José Falleiros da Silva – Instituto Federal do Paraná – Ivaiporã – PR.
mateus_falleiros@hotmail.com