terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornal da Unicamp...


Um campus suntuoso como ‘prova do amor do rei saudita pelas mulheres de seu país’

3rd International Exhibition and Conference on Higher Education
Princess Nora bint Abdulrahman University
Na quinta-feira, dia 19 de abril, um grupo que participava da feira e da conferência de Educação Superior, na Arábia Saudita, foi convidado para visitar o novíssimo campus da Princess Nora bint Abdulrahman University.
Princess Nora bint Abdulrahman University
Grupo foi recebido com pompa e cerimônia pela administração da Universidade
Só foi possível essa visita pois a quinta-feira na Arábia Saudita é equivalente a um sábado, e portanto a Universidade estava sem alunas. Parece estranho, mas não seria possível realizar a visita em um dia de aula, pois os homens não poderiam entrar (em um ambiente fechado, as alunas tiram as abayas).
O grupo foi recebido com pompa e cerimônia pela administração da Universidade, que seguiu todos os rituais de suntuosidade bem comuns por aqui. O campus foi inaugurado recentemente, e é mesmo muito impressionante. São oito milhões de metros quadrados, com construções espetaculares, quadras esportivas, mesquitas, e tudo mais.
O mais impressionante é um metro-rail de extensão total de 14 km que circula por todo o campus, com 14 estações diferentes. Isso foi feito pois o campus é muito grande, e as mulheres na Arábia Saudita não podem dirigir.
Princess Nora bint Abdulrahman University
Visita foi numa quinta-feira, dia sem aulas
Durante a visita, um dos visitantes fez alguma brincadeira sobre a questão da segregação, e a imponência do local, dizendo que a Universidade seria melhor se estivesse mais concentrada. Uma funcionária da Universidade respondeu indignada que a grandiosidade era um indicador de quanto o Rei amava as mulheres de seu país.
Princess Nora bint Abdulrahman University
Metro-rail tem 14 km e 14 estações: as estudantes são proibidas de dirigir automóveis
Ou seja, essa expressão mostra um pouco a motivação para ter tanta preocupação com a grandeza e com a riqueza do local. De fato, a Universidade é enorme para o que ela é hoje (aproximadamente 25 mil estudantes), e mesmo para o que pretende ser (aproximadamente 50 mil estudantes). Mas deixo que as imagens falem por si só.
Princess Nora bint Abdulrahman University
Com 8 milhões de m², construções espetaculares, quadras esportivas e mesquitas, Universidade é enorme para o que é hoje (25 mil estudantes), e mesmo para o que pretende ser

Esta entrada foi publicada em direitos da mulher, eventos internacionais e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.