quinta-feira, 19 de abril de 2012
Noam Chomsky pergunta: educação para quê?
Publicado em 29 de março de 2012 por Antonio Martins
Enviado pelo amigoooo Sidnei Munhoz
Formar inteligências questionadoras ou criativas, como propunha o Iluminismo? Ou preparar os continuadores do sistema?
“Educação
deveria ser a grande prioridade brasileira”, dizem muitos, repetindo
uma frase que já se tornou bordão. Mas de que educação se trata? Num
mundo em rápida mudança, qual o sentido de ensinar: acalentar um passado
que já não voltará? Ou instigar os que construirão o futuro a fazê-lo
de maneira consciente e autônoma?
Na
entrevista a seguir (em inglês, com legendas em espanhol), o linguista e
ativista político Noam Chomsky debruça sobre estes temas. Sua fala opõe
a tradição iluminista (que ousou ampliar os horizontes do mundo, quando
a sociedade feudal entrou em crise) ao doutrinamento, que prevaleceu
quase sempre desde que uma nova ordem se impôs.
Talvez
valha a pena acrescentar mais um questionamento. Como pensar ensino e
formação num mundo sacudido por mudanças tecnológicas e — bem mais que
isso — pela consciência de que o próprio conhecimento racional e
científico (um marco do iluminismo) está em xeque?