segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Jovem Pan On Line

Operação não tem fortes indícios contra Lula, mas compromete PT

A cada dia, investigações descobrem novidades envolvendo integrantes do partido

03/12/12 - 07h45
Publicado Por: Mariana Riscala
Operação não tem fortes indícios contra Lula, mas compromete PT
REPRODUÇÃO/ FACEBOOK

Embed:
A Operação Porto Seguro ainda não tem fortes indícios contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, a cada dia, os resultados das investigações vão comprometendo a imagem do Partido dos Trabalhadores.

A operação foi deflagrada no dia 23 de novembro, em São Paulo e Brasília, quando a Polícia Federal prendeu seis pessoas e indiciou 19. A acusação é de participação em esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos
Publicidade
federais.

Entre os presos estavam os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas; Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura da Anac, e Marcelo Rodrigues Vieira, também da Anac.

A Polícia Federal indiciou a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo e número dois da AGU. No dia seguinte, a presidente Dilma Rousseff demitiu os servidores acusados, entre eles, Rosemary de Noronha e José Weber Holanda.

Rosemary facilitaria encontro de autoridades com membros do esquema e teria empregado a filha na Anac e conseguido diploma falso para o ex-marido. A Operação Porto Seguro aponta ainda que o carro de Rosemary Noronha pertenceu à organização comandada pelos irmãos Vieira.

As despesas do veículo podem ter sido pagas por Paulo Vieira, apontado pela Polícia Federal como chefe do esquema. O jurista Ives Gandra Martins disse que ainda não há como avaliar o grau de comprometimento de Lula, com quem Rosemary fez 22 viagens internacionais. Em entrevista a Anchieta Filho, o integrante do Linha de Frente da Jovem Pan destacou que, por enquanto, não há fatos concretos envolvendo o ex-presidente.

O cientista político Roberto Romano destacou que escândalos como este da Operação Porto Seguro mostram a necessidade de reação da cidadania. Em entrevista ao repórter Patrick Santos, o integrante do Linha de Frente da Jovem Pan aponta a necessidade de mudança na concentração de recursos.

Em meio às especulações sobre sua proximidade com Rosemary Noronha, Lula resolveu atender a compromissos "marcados anteriormente". Sua agenda internacional começa nesta segunda-feira e vai durar duas semanas: Catar, Paris, Berlim e Barcelona estão entre o destinos que o ex-presidente irá visitar.