quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para quem estiver na terrinha...é muito importante.

quarta-feira, 19 de Maio de 2010

Os desafios éticos das neurociências

Informação recebida pelo de Rerum Natura.

As neurociências estudam as várias abordagens científicas que nos levam a melhor compreender o nosso cérebro e a tratar as suas disfunções. A importante evolução que conheceram nestes últimos vinte anos levanta hoje novas questões. A bio-imagem funcional (tema mesa redonda 1), técnica importante para a investigação médica cuja precisão tem aumentado consideravelmente, vê cada vez mais a sua utilização em áreas judiciais, militares e sociais. O campo de aplicação da estimulação intra-cerebral (mesa redonda 2), técnica utilizada há mais de 20 anos no tratamento sintomático dum certo número de problemas neuropsiquiátricos estendeu-se recentemente de forma impressionante. Até onde a utilização da estimulação irá chegar ? Com a Psicofarmacologia (mesa redonda 3) o mesmo problema se coloca e a questão surge aqui também, até onde deve ir a terapia ?

Para responder a estas questões e a muitas outras, investigadores, médicos, jornalistas e políticos, franceses e portugueses, irão debater a 31 de Maio de 2010 (das 9h30 às 19h30), em Lisboa, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

Jean-Pierre Changeux, neurobiólogo, Professor do Collège de France e Director do laboratório de Neurobiologia Molecular do Instituto Pasteur inaugurará o colóquio com uma conferência intitulada : A caminho de uma neurociência da pessoa humana.

A entrada é gratuita.

Inscrição e mais informação: celine.martins@diplomatie.gouv.fr / 21 393 91 69 .
Fundação Calouste GulbenkianAv. de Berna, 45A1067-001 Lisboa