quarta-feira, 4 de abril de 2012

Grécia: as formas da tirania.

Crise econômica leva aposentado ao suicídio na Grécia

Em bilhete, homem de 77 anos diz que não queria ‘revirar o lixo’

Agências internacionais

Publicado:
Atualizado:
 Mulher coloca flores no local onde o aposentado se matou, na Grécia Foto: Petros Giannakouris / AP

Mulher coloca flores no local onde o aposentado se matou, na Grécia Petros Giannakouris / AP

ATENAS. Em protesto contra as medidas de austeridade e a crise que assola a Grécia, um farmacêutico aposentado de 77 anos cometeu suicídio ontem na Praça Syntagma, em frente ao Parlamento do país, na região central de Atenas.

Segundo o jornal local “Kathimerini”, o homem, identificado como Dimitris Christoulas, morreu após atirar em si mesmo. Ele deixou um bilhete suicida, explicando o motivo de tirar a própria vida.

“Não encontro outro caminho para reagir a não ser dar um fim definitivo antes que eu tenha que começar a revirar o lixo para sobreviver e me torne um fardo para meu filho”, diz o texto deixado pelo aposentado.

Na nota, Christoulas também comparou o atual governo grego à administração grega de Georgios Tsolakoglou, durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Tsolakoglou é conhecido por ter colaborado com a ocupação nazista no país.

A morte do farmacêutico comoveu os atenienses. Dezenas de pessoas depositaram flores e velas no local do suicídio, além de exibirem cartazes de protesto contra a crise e seus efeitos.

Ainda de acordo com o “Kathimerini”, o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Attica, Constantinos Lourantos, afirmou que conhecia Christoulas e que o colega era calmo e considerado “um homem de família”.

Ainda não está claro quais eram os problemas econômicos enfrentados pelo aposentado que motivaram o suicídio.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/crise-economica-leva-aposentado-ao-suicidio-na-grecia-4498165#ixzz1r8rwp240
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.