quarta-feira, 22 de abril de 2009

Blog Images & visions...

Quarta-feira, 22 de Abril de 2009

O beijo da vida

© Rocco Morabito. Funcionário realiza respiração “boca a boca” em seu colega inconsciente após ter recebido um descarga elétrica. Jacksonville, EUA, 1967.

O fotógrafo Rocco Morabito dirigia o seu carro em 17 de julho de 1967 quando passou por um poste de alta-tensão onde um funcionário da companhia de luz acabara de receber uma forte descarga elétrica. Parou o carro, chamou uma ambulância pelo rádio, colocou um filme na sua câmera e desceu. Quando voltou para a redação do Jacksonville Journal, Rocco disse "acho que tenho uma foto muito bonita", mas o editor lhe respondeu que a edição do dia seguinte já estava fechada. Às pressas ele mesmo revelou o filme e mostrou a foto para o editor. Depois de olhar por um instante, ele disse “muito boa”. Vamos chamar de “O beijo da vida" e vamos publicá-la na primeira página. O funcionário da companhia sobreviveu ao acidente e a foto venceu o Prêmio Pulitzer de 1968. Fonte: A Luz Clara
The kiss of life, Jacksonville 1967
© Rocco Morabito

Rocco Morabito faleceu no passado dia 5 de abril, na Florida, com 88 anos.

Nascido a 2 de Novembro de 1920, em Port Chester (Nova Iorque), ganhou o Prémio Pulitzer de 1968, com a fotografia “The kiss of life” , registada a 17 de Julho de 1967.

Nessa imagem, publicada em primeira mão pelo Jacksonville Journal, vê-se um trabalhador (J. D. Thompson) num poste de electricidade realizando respiração “boca a boca” a um seu companheiro inconsciente (R. G. Champion, falecido em 2002 vitíma de um enfarte do miocárdio) após ter recebido um descarga eléctrica.

«Rocco era un fotógrafo brilhante, instintivo», recorda Charlie Patton, redactor do Times Union, que foi seu companheiro durante os anos 70.