segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Artigo interessante de um ex-orientando meu. Merece leitura.

 Disponível em: 



redalyc.uaemex.mx/redalyc/.../193514385008.pdf -

Sistema de Informação Científica
Rede de Revistas Científicas da América Latina o Caribe, a Espanha e Portugal
Reinaldo da Silva, Sidney

A EDUCAÇÃO FRENTE ÀS TENDÊNCIAS LIBERAL E COMUNITARISTA DA
DEMOCRACIA

Linhas Críticas, vol. 15, núm. 28, enero-junio, 2009, pp. 153-169
Universidade de Brasília
Brasilia, Brasil

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Linhas Críticas
ISSN (Versão impressa): 1516-4896
rvlinhas@unb.br
Universidade de Brasília
Brasil
www.redalyc.org
Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

Sidney Reinaldo da Silva *

RESUMO
O objetivo deste texto é contrapor modelos de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico desses modelos na compreensão dos desafios da administração democrática do ensino e da forma como as políticas educacionais são concebidas e implementadas
na escola pública. São abordadas a concepção contratualista ou liberal da democracia e a sua concepção comunitarista ou participativa. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem, fazendo parte de uma mesma família ético-política. A despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato  social como base para a democracia, a concepção comunitarista não é incompatível com as exigências capitalistas, permitindo a esse sistema se rearticular politicamente a partir de novas bases éticas.

Palavras-chave: Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação.
Linhas Críticas, Brasília, v. 15, n. 28, p. 153-169, jan./jun. 2009