quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marta Bellini.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Desobediência...

Do Blog de Joana Lopes, Entre as brumas da memória
Portugal  ver AQUI
«A desobediência é um acto tão difícil de realizar que a História pôs sempre em evidência os indivíduos, célebres ou desconhecidos, que ousaram assumi-la. Os que souberam erguer-se contra os regimes totalitários e os políticos segregacionistas. São todos heróis do mundo moderno.

A desobediência é um acto individual que tira a sua força da capacidade dos homens têm de trabalhar em comum. A desobediência abre a via para a resistência colectiva e, neste sentido, ela é um perigo para todo o poder que abusa da sua autoridade.».

Em tempos de debandada geral....

Coragem do Blog de Joana Lopes, Portugal


«"Corajosos" são hoje os que, humilhados e ofendidos, sobrevivem sem ceder à tentação da servidão; os que não traem por um prato de lentilhas ou uma assessoria; e todos aqueles (jornalistas, magistrados, funcionários, cidadãos em geral) que, em tempos de debandada moral, teimam, apesar de tudo, em manter-se inteiros.»

(Ligação directa ao post anterior a este.)

P.S. – Nem de propósito: a última crónica de Pedro Rosa Mendes na Antena 1, hoje, foi também sobre coragem. A propósito do genocídio no Cambodja e da democracia em Portugal. Muito mal vai um país que (já) cala esta voz.