FEDERAÇÃO ENVIA CORRESPONDÊNCIA QUESTIONANDO REALIZAÇÃO DE DEBATE NA PUC-SP
Magnífico Reitor Prof. Dr. Dirceu de Mello
Pontifícia Universidade Católica
Prezado Sr. Reitor,
Recebemos a informação de que vossa prestigiosa instituição abriu espaço esta semana para um ciclo de palestras a respeito do conflito no Oriente Médio, "A história da Palestina e os desafios da atualidade".
Em primeiro lugar, é preciso louvar a atitude da PUC-SP em abrir espaço para a discussão desse importante tema de relações internacionais. Certamente tal debate agrega valor à educação dos alunos ao entendimento de questões internacionais.
Não se pode deixar de apontar, entretanto, que o caráter e os palestrantes escolhidos para esse evento específico são exclusivamente partidários de um lado apenas do conflito, no caso o lado palestino. Todos os palestrantes escolhidos são ou de ascendência árabe ou militantes conhecidos da causa palestina, ou ambos.
Seria obviamente mais rico para a discussão se os organizadores do evento tivessem tido o cuidado de convidar pelo menos um palestrante para apresentar o ponto de vista de Israel também.
Fica clara a forma tendenciosa do programa quando se examina os participantes de um suposto debate, a ser realizado no final do curso, no dia 02 de abril. Serão cinco participantes, todos militantes da causa palestina.
Vimos, portanto, representando a comunidade judaica de São Paulo, e em nome do equilíbrio e da discussão democrática, solicitar ao senhor que tal espaço seja igualmente aberto para que possamos também oferecer um curso aos alunos, mostrando um pouco do ponto de vista de Israel a respeito do conflito. Tal dialética, entendemos, somente agregará mais ainda no entendimento desse conflito internacional e aguçará mais o senso crítico dos alunos, ao poderem refletir e comparar diferentes pontos de vista.
Atenciosamente,
Boris Ber
Presidente
Alexandre Ostrowiecki
Diretor
Alberto Milkewitz
Diretor Institucional
RESPOSTA OFICIAL DA PUC-SP
Ilmo. Sr.
Boris Ber
Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo
Senhor Presidente,
Acuso recebimento da correspondência encaminhada por V.Sa, bem como pelo Srs. Alexandre Ostrowieck e Alberto Mikewitz, subsequentemente Diretor e Diretor Institucional dessa Federação, relativa ao ciclo de palestras a respeito do conflito no Oriente Médio, " A história da Palestina e os desafios da atualidade".
Informo que encaminhei o documento recebido ao Prof. Antonio Rago Filho, responsável pelo evento, solicitando sua consideração e eventuais sugestões sobre as questões que foram apontadas por V.Sas. na correspondência acima mencionada.
Aproveito a oportunidade para apresentar protestos de apreço e consideração.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Dirceu de Mello
Reitor