terça-feira, 1 de maio de 2012

Uma receita deliciosa, que repito aqui, saída do Blog República de Itapeva, de Sebastião Loureiro.

 

Quinta-feira, Abril 02, 2009

Encapotado é salgadinho típico de Itapeva, segundo Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Encapotado é um salgadinho brasileiro típico da cidade de Itapeva, no estado de São Paulo, feito de farinha de milho com caldo de galinha caipira e polvilho azedo, com recheio de carne de galinha desfiada e cheiro-verde.
A massa é preparada escaldando-se a farinha de milho com o caldo de galinha (este não pode chegar ao ponto de fervura), para que se torne uma massa pré-cozida e de fácil modelagem. Pode-se dizer que este é uma variação caipira da coxinha, porque susbtitui a farinha de trigo pela farinha de milho, que é muito comum na região.
Não se sabe a origem do nome, tão pouco quem o inventou. É considerado um ícone da cidade, assim como as expressões "ché" e "caipora". Chega-se a dizer que quem vai à Itapeva e come encapotado sai de lá falando "ché" e praguejando todos de "caipora". AQUI

Comentário: tenho dúvidas sobre a origem da guloseima, nenhuma sobre a delícia. Em minha família (parte de Tatui, os Salles, parte de Itapetininga, os Marins, parte do Núcleo Colonial Barão de Antonina, pertinho de Itapeva, os Silva) achamos excelente o bolinho, feito com maestria inigualada pela tia Rosa e imitado com maior ou menos destreza pelas outras tias. O rito da preparação e da comilança é o tradicional nas famílias brasileiras: as mulheres na cozinha, preparam o prato, os homens e jovens esperam, numa sala de jantar ou na varanda, que os bolinhos sejam servidos, tomando cerveja, claro.

Atenção : como o polvilho pode se desagregar na fritura, é preciso saber exatamente a porção a ser posta na massa.

O interessante é a surpresa: ninguém sabe de antemão o pedaço de frango que lhe cabe. Daí, imagino, o nome de " encapotado", o pedaço está coberto, como se fosse um capotinho.

Delícia é pouco para descrever a sensação do bolinho e da cerveja na boca.

Saudades...

Segue abaixo uma receita de encapotado, vinda dos Silva, do Núcleo Barão de Antonina, hoje não mais colonial, mas pequeno município.

Encapotado de Frango

• 1 frango caipira
• 1 Kg de farinha de milho amarela
• 2 colheres de polvilho azedo
• 4 ovos
• 2 cubos de caldo de galinha (antigamente era o próprio caldo do frango, modernidades...)

Cozinhe o frango temperado com cheiro verde, alho, cebola, ervas finas e caldo de galinha. Coloque a farinha de milho numa bacia junto com o polvilho, cheiro verde e ervas finas. Misture tudo e vá despejando o caldo de frango. Deixe esfriar e coloque os ovos batidos. Massa meio mole (esse é o detalhe).

Envolva os pedaços de frango na massa e frite em óleo bem quente.

Observação p/ fritar – deixe fritar um lado completamente, sem mexer no bolinho, depois, vire-o para fritar o outro lado
.