terça-feira, 27 de novembro de 2012

Restauradores de naipe semelhante deveriam ser impedidos de cometer tais crimes e, se o fizessem, deveria pagar caro, muito caro, pela selvageria.

27/11/2012 11h36 - Atualizado em 27/11/2012 13h17

Cores fortes geram polêmica em restauração de santa em capela no RJ

Fotos mostram diferenças da imagem de 2002 para de 2012.
"Santa Bárbara ficou parecendo uma Barbie", relatou historiador.

Renata Soares Do G1 Rio
s
Uma restauração inusitada na imagem de Santa Bárbara deixou o historiador Milton de Mendonça Teixeira surpreso no sábado (24), quando ele visitou a Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba, no município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com Milton, ao chegar no local, ele percebeu que a estátua estava retocada com cores fortes.

A reportagem foi publicada na coluna Gente Boa, do Jornal O Globo.

Imagem original de 2002 (à eqsuerda) e restaurada em 2012 (à direita) (Foto: Milton Teixeira/ Arquevo Pessoal)Imagem original de 2002 (à esquerda) e restaurada em 2012 (à direita) (Foto: Milton Teixeira/ Arquivo Pessoal)
 
"Eu também sou profissional da área de turismo e vou à capela há mais de 30 anos. Como historiador e admirador também sempre reparo nas imagens das santas. Mas pude perceber a tamanha diferença da original para a restaurada mediante a tamanha aberração. A santa Bárbara ficou parecendo uma Barbie", relatou o historiador ao G1 nesta manhã.

A imagem tem 1,73 de altura e é do início do século 19. Ela é feita de madeira de fatura portuguesa. Segundo Milton, além do rosto, a vestimenta da santa também foi retocada.

"Eu tenho certeza que esta restauração absurda não foi feita por um especialista. É uma brutalidade o que fizeram coma  santa. É uma imagem linda e jamais poderia ter sofrido estes maus reparos", concluiu Milton Teixeira.