sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Todo dia

QUATRO CASOS ESTE ANO
Briga entre vereadores vira assunto comum na RMC
No final de semana, políticos brigaram na várzea em Santa Bárbara
PEDRO GARCIA - SANTA BÁRBARA D’OESTE

Arquivo | TodoDia Imagem
Juca Bortolucci: “Ele (Careca) só estava nervoso por ter perdido”

Desentendimentos envolvendo parlamentares estão se tornando comuns na RMC (Região Metropolitana de Campinas). No final de semana, uma briga entre o vereador Edson Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e o vereador eleito Valmir de Oliveira, o Careca do Esporte (PT), marcou a semifinal do Campeonato Barbarense de Futebol Amador. Antes do desentendimento em Santa Bárbara d’Oeste, pelo menos outros quatros casos de troca de farpas entre políticos foram registrados na região.
Juca e Careca se desentenderam durante o jogo entre Unidos da Linópolis e Lava Jato, no bairro Cidade Nova. O estopim da briga aconteceu no meio da partida, quando os torcedores do Lava Jato cobraram atitude do tucano em relação à falta de água na cidade, ocorrida por conta do rompimento em uma adutora, na sexta-feira.
O petista teria então entrado nas provocações e começaram as trocas de agressões verbais entre os dois ao longo da partida. No final do jogo, com a vitória do Unidos da Linópolis, Careca foi tirar satisfações com Juca. Os torcedores que estavam no local tiveram de separá-los. Juca teve de ser retirado do campo por uma viatura da Guarda Municipal.
IRRITADO
De acordo com o tucano, que é colaborador do Vila Linópolis, Careca teria se dirigido ao local onde o vereador estava, por estar irritado com a derrota. “Teve várias vezes que faltou bola em campo e isso prejudica o time que está perdendo. Ele (Careca) só estava nervoso por ter perdido”, afirmou o parlamentar, garantindo que o episódio já foi superado.
Careca, que é técnico do Lava Jato, minimizou o caso. “Houve desentendimento verbal entre eu e o Juca, mas foi uma coisa passageira, que já está resolvida”, disse o futuro parlamentar, por meio de sua assessoria.
BRIGAS
Somente neste ano, aconteceram pelo menos quatro outras brigas envolvendo vereadores. No dia 31 de outubro, o vereador de Americana Valdecir Duzzi (PSDB) foi agredido pelo empresário Abdo Omar Najar Neto, o Omarzinho, filho do também empresário Omar Najar, dentro de uma academia.
Em 9 de outubro, o vereador Cláudio José Schooder, o Leitinho (PDT), se envolveu em uma briga com o comerciante Carlos Eduardo Antunes, dentro da loja do comércio de Antunes, e no mesmo dia insultou verbalmente o coordenador de campanha do prefeito eleito Benjamin Vieira Alves, o Bill (PSDB), dentro de seu gabinete, em Nova Odessa. 

Por fim, em 31 de março, o próprio Juca trocou agressões físicas com o ex-vereador Sérgio Renato de Camargo (ex-PTB, atualmente sem partido).

Para o cientista político da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Roberto Romano, especialista em ética política, o comportamento desses parlamentares é uma “vergonha”. De acordo com ele, a atitude dos vereadores é contraditória e oposta à essência dos políticos. “O Parlamento, que é a casa do vereador, é um local para debate. A função do político é essa. O vereador deveria ser a pessoa a dar exemplo dentro de uma sociedade democrática. Só ‘sai no braço’ gente ignorante ou bandido”, criticou o professor.